Tipos de fossa: entenda quais são!

Tipos de fossa: entenda quais são!  em Ribeirão Preto

Você sabe quais são os tipos de fossa? Os diferentes modelos de fossas estão presentes em locais que não contam com um sistema de esgoto. E, talvez você não saiba disso, mas esses locais são mais comuns do que você imagina!

 


Antes de mais nada, é preciso entender que existem muitas variações dessas fossas. Com isso, as necessidades de cada uma também são variadas e é preciso prestar atenção nos cuidados específicos para cada modelo se você quer manter a saúde do seu lar.

 


Por isso, separamos aqui os principais modelos e quais são as suas características individuais para que você entenda melhor o assunto. Vamos descobrir quais são?

 

 


Entenda quais são os tipos de fossa: 

 

 


Fossa seca

 


A fossa de esgoto seca é encontrada com mais frequência em residências na região rural. Afinal, nesses locais, nem sempre os residentes contam com água encanada. Logo, as fossas secas se tornam necessárias. 

 


Esse modelo é construído para armazenar materiais sólidos e pastosos e deve ser construída de acordo com algumas medidas específicas. Por exemplo: elas devem ficar a, pelo menos, 1,5 metro de distância do lenço freático para evitar que os dejetos contaminem a água. 

 


Além disso, as fossas secas não podem, de maneira alguma, ser montadas em terrenos com perigo de inundações. 

 

 


Fossa negra

 


Já a fossa negra é um dos tipos de fossa que nem todo mundo conhece, mas também está presente em muitos locais, embora com menor frequência. Ela recebe essa nomenclatura quando é escavada em uma distância menor do que 1,5 metro do lençol freático. 

 


A fossa negra costumava ser mais utilizada. Porém, os especialistas descobriram que ela traz mais riscos para o local, já que o revestimento não é tão fortalecido e os materiais correm o isco de serem lançados diretamente na terra. 

 


Quando utilizado, o modelo não deve ficar próximo de poços e a limpeza periódica é ainda mais importante para preservar a saúde dos residentes.

 

 


Fossa séptica

 


Já a séptica é um dos tipos de fossa mais comuns nas residências que contam com saneamento básico. Elas são caracterizadas por seu tanque impermeável, geralmente feito de cimento ou de alvenaria.

 


Dessa forma, o recipiente consegue armazenar o esgoto bruto antes que ele seja encaminhado para a rede de coleta. Seu trajeto é feito pela rede de encanamento e ela conta com três câmeras principais, sendo elas: 

 


•    Câmara de decantação:  na primeira câmara, ocorre a separação de materiais;
•    Câmara de digestão: neste local, as bactérias são usadas para absorver as sobras dos resíduos decantados e;
•    Câmara de escuma: por sua vez, é responsável por depositar os materiais que não foram decantados.

 


Por tratar-se do modelo mais comum de fossa, é muito provável que o seu caso se enquadre nessa categoria. 

 

 


Fossa absorvente

 


Já a fossa absorvente é muito comum no caso de residências no litoral. Afinal, ela é caracterizada por poços responsáveis por escoar os resíduos da fossa séptica. 

 


Elas são formadas por caixas ou cilindros, sempre sem fundo e com uma dimensão mínima de 3 metros de profundidade. Por sua vez, a tampa deve sempre ser composta de concreto e parede de tijolos ou pedras. Todas essas especificidades facilitam a penetração da água no solo. 

 

 


Fossa de pedra

 


Por último, temos ainda um dos tipos de fossa mais utilizados em solos impermeáveis. A fossa de pedra é comum no caso de solos onde a água não consegue penetrar, sendo necessário um modelo alternativo para o tratamento.

 


As fossas são revestidas por pedras de seixo rolado. Porém, é preciso ter a certeza de que o esgoto bruto é conduzido por uma fossa séptica antes de chegar a este local. 

 


Pode até não parecer, mas conhecer os diferentes modelos de fossa é muito importante. Afinal, isso oferece não apenas um conhecimento melhor do funcionamento do seu lar, mas também a possibilidade de encontrar as práticas adequadas de limpeza e conservação para evitar qualquer tipo de problema.

 

 


Quando deve ser feita a limpeza dos tipos de fossa? 

 


Infelizmente, muitas pessoas ainda subestimam a necessidade de limpeza da fossa e costumam procurar o serviço apenas quando já existe algum problema. Porém, é muito importante que você entenda que existe uma forma de prevenir esses problemas. 

 


A limpeza preventiva da fossa melhora a saúde da sua residência, evita entupimentos e também ajuda a preservar o meio ambiente ao lidar com detritos que poderiam, eventualmente, ser despejados na natureza. Por isso, o ideal é que a limpeza seja feita, no mínimo, uma vez por ano para evitar prejuízos futuros. 

 


Lembre-se também de que este tipo de serviço deve sempre ser feito por uma equipe especializada, garantindo o uso de equipamentos e produtos específicos para prolongar a vida útil e a segurança sanitária da fossa.

 


Você ainda tem dúvidas sobre os tipos de fossa? Então deixe seu comentário no espaço abaixo e aproveite para compartilhar as dicas nas redes sociais!
 

Motoboy Rio Rreto Mello Transportes

www.mellotransportesriopreto.com.br

Serviços Office-boys em geral, transporte malotes entre contabilidade, empresas, filiais e obras. Motoboy para apoio administrativo ou operacional. Atendemos Rio Preto e Região

Eletricista em Rio Preto - Marido de Aluguel

www.casafixriopreto.com.br

Precisando de Eletricista em São José do Rio Preto? A Casa Fix garante a correta instalação, vistoria e funcionamento de qualquer aparelho elétrico e eletrônico e da rede de distribuição de energia de sua casa ou estabelecimento comercial.

DMax Loja de Motos em Recife

www.dmaxmotos.com.br

Somos a DMAX Motos e atendemos toda a grande recife e as cidades do Nordeste. Trabalhamos com motos novas e usadas. Grandes marcas.

Cirurgião Plastico Campo Grande MS Felipe Brito

www.drfelipebrito.com.br

O Cirurgião Dr. Felipe Auday Brito, concluiu a sua graduação em Medicina na Universidade Anhanguera (Uniderp), no ano de 2011, buscando atender a necessidade de segurança, conforto, atendimento personalizado e rigoroso controle do risco de infecção hospitalar.

Informações

(16) 3235-6702

(16) 99291-1019

contato@hidromotarp.com.br

Rua Coronel Miguel Brisola de Oliveira, 580

Parque Anhanguera - Ribeirão Preto - SP

CEP: 14095-510

HidroMota Desentupidora Ribeirão Preto - © 2024 - Todos os direitos reservado

Consultoria SEO Sunset WEB

VISITA GRATUITA! Chame Nosso Atendimento!

clique para chamar sem compromisso

Coletamos dados para melhorar o desempenho e segurança do site. Você pode conferir nossa Política de privacidade