Sumidouro: qual é a diferença entre a fosse séptica?

Sumidouro: qual é a diferença entre a fosse séptica? em Ribeirão Preto

Você sabe qual a diferença entre o sumidouro e a fossa séptica? Embora os dois conceitos sejam interligados, nem todo mundo sabe quais são as principais diferenças entre os dois. De forma geral, ambos estão relacionados ao descarte correto do esgoto.

 

 
Isso porque o descarte irregular nos rios ou outras regiões de águas pluviais é um crime ambiental que pode não apenas causar multas graves, mas também prejudicar o meio ambiente. Dessa forma, estruturas como as fossas e sumidouros se fazem necessárias para evitar que tudo isso aconteça. 

 


Dentre as principais funções tanto das fossas sépticas, como do sumidouro, destacam-se:

 


•    Tratamento correto do esgoto; 
•    Evitar que os dejetos sejam lançados nos rios, lagoas e superfície do solo; 
•    Destinação correta dos dejetos;
•    Prevenção à proliferação de doenças que podem se acumular quando não existe o tratamento adequado. 

 


Para que você entenda melhor o que é e qual o objetivo de cada uma dessas estruturas, preparamos um guia completo com tudo o que você precisa saber sobre o tema. Vamos conferir? 

 

 


Qual é a diferença entre sumidouro e fossa séptica? 

 

 


Sumidouro

 


O sumidouro é uma das diversas partes do sistema de uma fossa séptica. Ele é responsável por uma das etapas de tratamento dos efluentes e conta com características específicas para sua instalação.

 


Dentre esses pontos de atenção para a instalação, destacam-se a distância mínima e o tipo de solo que aguenta a estrutura. Afinal, seu objetivo é dar a destinação correta à parte dos efluentes e eliminá-los sem prejudicar a fauna ou a flora. 

 

 


Qual a função do sumidouro?

 


Imagine o sumidouro como um tanque que fica instalado ao lado da fossa. A fossa é como a parte final do processo de tratamento primário do esgoto. Neste local, ele é reaproveitado ou devolvido à natureza depois de todos os tratamentos especiais. 

 


Depois deste processo, o líquido é depositado no sumidouro. Sua instalação geralmente é feita em áreas rurais, garantindo que todo o líquido seja devolvido sem prejudicar a natureza. Além disso, existem ainda casos em que a estrutura é ligada em outras tubulações para destinar também os desejos sólidos da fossa. 

 

 


E, afinal, o que é a fossa séptica? 

 


Ela é como um tanque que é enterrado e fica responsável não apenas por receber, mas também por tratar o esgoto. Apesar de ser mais comum em locais rurais, onde não existe um sistema de coleta de esgoto, ainda existem alguns pontos em grandes cidades que contam com a fossa séptica. Por isso, é importante conhecer a sua estrutura para saber quais são os cuidados necessários.

 


A função da fossa é evitar que os dejetos sejam lançados diretamente no solo ou rios e lagos. Uma das vantagens das fossas é que elas são simples, funcionam com facilidade e têm baixo custo de manutenção. Logo, elas tratam o esgoto com responsabilidade e segurança. 

 


Também conhecidas como tanques sépticos, elas se diferem do sumidouro por consistirem na estrutura como um todo.

 

 


Como funciona o processo da fossa séptica?

 


Como já mencionamos acima, a fossa e o sumidouro são interligados. Pense na fossa como responsável por processos químicos e biológicos que garantem o tratamento adequado do esgoto. 

 


A coleta é feita pelos tanques e passa pelo processo de decantação. Neste momento, a gravidade ajuda a separar os dejetos líquidos dos sólidos. Com isso, os dejetos sólidos começam a ser depositados no fundo do tanque, formando um lodo. 

 


Esse material começa o processo de decomposição, realizado por bactérias anaeróbicas saudáveis que ajudam a tratar o esgoto. Porém, é importante lembrar que o excesso destes dejetos sólidos podem causar o transbordamento, além de oferecer riscos de proliferação de pragas e mau cheiro. É por isso que a limpeza periódica das fossas sépticas é tão importante! 

 


Em seguida, os dejetos ficam divididos entre lodo, dejetos líquidos e a camada quase sólida que boia na parte líquida, chamada de escuma. Então, esses líquidos começam a ser filtrados por elementos naturais, como as pedras. Então, o líquido vai para o sumidouro. 

 


Como você pode ver, esse é um processo simples e complexo ao mesmo tempo, tratando-se de uma solução muito eficiente para locais que não contam com sistema de esgoto.

 

 


Quando eu devo fazer a limpeza da fossa séptica?

 


Conforme você viu acima, a higienização da fossa séptica e do sumidouro é muito importante para garantir a saúde deste sistema e até mesmo evitar qualquer risco sanitário para os residentes do local.

 

Logo, é importante que o serviço seja feito antes mesmo que exista algum problema, como o entupimento da fossa ou seu transbordamento. 

 


Caso você não saiba qual é a periodicidade correta, o ideal é contratar uma empresa especializada na limpeza de fossas para que a equipe especialista possa avaliar a necessidade. Então, que tal entrar em contato com nosso time agora mesmo?

 


Se você ainda tiver dúvidas sobre as diferenças da fossa séptica e do sumidouro, deixe seu comentário abaixo e compartilhe o artigo nas redes sociais!
 

Pulseira e Colar de Âmbar Báltico

www.tuttiamore.com.br/colar-de-ambar-baltico

O colar de âmbar é usado no mundo inteiro para aliviar os sintomas associados com a dentição do bebê como: dor, febre, inchaço das gengivas, bochechas vermelhas, infecção de ouvido, assaduras, problemas de sono e inquietude.

Oficina Mecanica de Cambio em Rio Preto

www.agileautocenter.com.br

O câmbio manual é um sistema de engrenagens e com alavanca que permite ao condutor do automóvel trocá-las manualmente, em oposição ao sistema de câmbio automático, escolhendo a marcha mais apropriada para o deslocamento do veículo.

Estrutura Metálica em Votuporanga

www.cobertecengenharia.com.br

A COBERTEC é uma empresa no ramo das construções metálicas em São José do Rio Preto e atende Votuporanga com profissionais experientes em desenvolver projetos dentro das normas de segurança.

CETESB Licenciamento em Rio Preto e Região

www.lbassessorias.com.br

Precisou obter ou renovar a sua licença da CETESB aqui na região de São José do Rio Preto? A LB Projetos e Regularizações conta com profissionais que realizam o processo sem burocracia e com rapidez.

Informações

(16) 3235-6702

(16) 99291-1019

contato@hidromotarp.com.br

Rua Coronel Miguel Brisola de Oliveira, 580

Parque Anhanguera - Ribeirão Preto - SP

CEP: 14095-510

HidroMota Desentupidora Ribeirão Preto - © 2024 - Todos os direitos reservado

Consultoria SEO Sunset WEB

VISITA GRATUITA! Chame Nosso Atendimento!

clique para chamar sem compromisso

Coletamos dados para melhorar o desempenho e segurança do site. Você pode conferir nossa Política de privacidade