História do hidrojateamento: como surgiu esse serviço?

História do hidrojateamento: como surgiu esse serviço?  em Ribeirão Preto

Você já conhece a história do hidrojateamento? O método de limpeza e desentupimento é utilizado em diversos setores, desde a indústria até a prestação de serviço, ao redor do mundo. Apesar de não ser muito conhecido, ele é caracterizado como a mais alta tecnologia do mercado!

 


Por isso, preparamos aqui um guia completo sobre como ele funciona e como surgiu o método para que você possa entender melhor. Portanto, não deixe de ler até o final para saber mais!

 


Sem mais delongas, vamos começar?

 

 

 

Conheça a história do hidrojateamento

 


Em meados de 1862, o soldado e inventor americano Benjamin Chew Tilghman percebeu marcas de areia nas vidraças de sua casa depois de uma tempestade. Para resolver o problema, ele criou um processo e conseguiu ainda evoluí-lo para um método de gravação em lápides de mármore ou granito.

 


Mais para a frente, esse mesmo processo criado por Tilghman evoluiu mais ainda e o jato de areia começou a ser utilizado para resolver problemas na aderência de tintas de proteção e até mesmo para limpeza de incrustações durante a guerra civil.

 


O jato de areia servia como um método de movimento das partículas de alta velocidade. Logo, todas essas soluções causavam um impacto na superfície. Sendo assim, inicialmente, os jatos tinham como principal objetivo a remoção de pinturas, ferrugens e materiais contaminantes. Além disso, especialistas perceberam que o mesmo método também podia ser utilizado para limpar e desobstruir máquinas e construções.

 


O processo ficou conhecido como jateamento e teve sua primeira patente em 1870, nos Estados Unidos. Mais para a frente, identificou-se a oportunidade de transformá-lo no hidrojateamento como conhecemos hoje.

 

 

 

Como surgiu a bomba de alta pressão?

 


Além da história do hidrojateamento, é importante conhecer também o surgimento da bomba de alta pressão. Existem registros de sua utilização desde o tempo dos egípcios, onde a agricultura precisava da irrigação – ou seja, de equipamentos de alta pressão.

 


Por volta de 2.000 a.C, foi construída a primeira máquina de elevação de água, seguida por outras invenções importantes, como o sarilho, a nora e a roda persa. Já por volta de 250 a.C., foi inventada uma bomba alternativa que funcionava por meio de uma roda de água, dispensando o trabalho manual.

 


No caso das bombas de pressão alta como conhecemos hoje, é possível datar a invenção no início do século XIX, na Europa. Ao longo do tempo, os modelos foram evoluindo até chegarem na base para o hidrojateamento utilizado hoje.

 

 

 

Qual é a diferença entre os jateamentos com abrasivo e o hidrojateamento?

 


Agora que você já conhece um pouquinho mais sobre a história do hidrojateamento, vamos começar a falar sobre o método em si. A técnica surgiu, como você viu anteriormente, como um derivado do processo de jateamento com abrasivos – os jatos de areia. Porém, quais são as diferenças entre os dois serviços? Vamos entender melhor.

 

 

 

Jateamento com abrasivo

 


Os jateamentos com abrasivos são utilizados em estruturas de ferro, aço e metais. Seu objetivo é remover as ferrugens e tintas, além de abrir os perfis de ancoragem. Em contrapartida, o método também pode criar rugosidades em granitos, mármores e outros tipos de pedra.

 


Na limpeza de concreto e fachadas, o serviço atua como uma forma de remover camadas de óxido principalmente. Para isso, são utilizados abrasivos projetados com ar em alta pressão.

 


Para isso, são utilizadas algumas substâncias, como a granalha de aço e a escória de cobre. Justamente por esse motivo, o método conta com desvantagens como os danos ao meio ambiente – o que não é o caso do hidrojateamento.

 


Por último, ao final do processo, ainda é preciso lavar a superfície com equipamentos de alta pressão.

 

 

 

Hidrojateamento

 


Em contrapartida, o hidrojateamento utiliza apenas a água para fazer desobstruções e limpezas profundas, sem precisar de nenhum outro elemento químico ou sólido. Com isso, o método se torna muito mais seguro para o meio ambiente e o local onde o serviço será realizado. Aliás, vale ressaltar que é também uma opção mais segura para quem manuseia o equipamento.

 


O hidrojateamento é a solução ideal para obstruções mais severas nos canos e tubulações, além de caixas de gordura e fossas sépticas. Ele deve sempre ser feito por profissionais e pode ser realizado também de forma preventiva, para evitar entupimentos graves.

 


A história do hidrojateamento pode ter começado apenas com um grão de areia, mas não há dúvidas de que ele revolucionou o serviço como um todo, tornando-se uma opção segura, eficiente e não prejudicial ao meio ambiente para cuidar das suas tubulações.

 


Então, se você precisa desse tipo de serviço, não perca mais tempo e contate uma empresa especializada agora mesmo. Você não vai se arrepender!

 


Gostou de saber mais sobre o tema? Então deixe o seu comentário no espaço abaixo e aproveite para compartilhar o artigo em todas as suas páginas nas redes sociais.

 

Pulseira e Colar de Âmbar Báltico

www.tuttiamore.com.br/colar-de-ambar-baltico

O colar de âmbar é usado no mundo inteiro para aliviar os sintomas associados com a dentição do bebê como: dor, febre, inchaço das gengivas, bochechas vermelhas, infecção de ouvido, assaduras, problemas de sono e inquietude.

Oficina Mecanica de Cambio em Rio Preto

www.agileautocenter.com.br

O câmbio manual é um sistema de engrenagens e com alavanca que permite ao condutor do automóvel trocá-las manualmente, em oposição ao sistema de câmbio automático, escolhendo a marcha mais apropriada para o deslocamento do veículo.

Estrutura Metálica em Votuporanga

www.cobertecengenharia.com.br

A COBERTEC é uma empresa no ramo das construções metálicas em São José do Rio Preto e atende Votuporanga com profissionais experientes em desenvolver projetos dentro das normas de segurança.

CETESB Licenciamento em Rio Preto e Região

www.lbassessorias.com.br

Precisou obter ou renovar a sua licença da CETESB aqui na região de São José do Rio Preto? A LB Projetos e Regularizações conta com profissionais que realizam o processo sem burocracia e com rapidez.

Informações

(16) 3235-6702

(16) 99291-1019

contato@hidromotarp.com.br

Rua Cavalheiro Torquato Rizzi, 428

Jardim Sao Luiz - Ribeirão Preto - SP

CEP: 14020-300

HidroMota Desentupidora Ribeirão Preto - © 2021 - Todos os direitos reservado

Consultoria SEO Sunset WEB
Desentupidora WhatsApp Telefone