Como limpar a caixa d’água: as melhores dicas

Como limpar a caixa d’água: as melhores dicas em Ribeirão Preto

Se você quer saber como limpar a caixa d’água, esse [e o artigo certo para você.

 


Embora a maioria das casas conte com a sua própria caixa, nem todo mundo sabe como fazer a limpeza da forma correta. Aliás, nem todo mundo sabe que, segundo as agências de fiscalização, a limpeza do reservatório deve ser feita periodicamente!

 


Isso porque a caixa d’água fornece água para todo o nosso lar. Dessa forma, é preciso garantir a qualidade dessa água para preservar a nossa saúde e garantir a higiene de todos os residentes.

 


De acordo com a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), a limpeza deve ser feita a cada 6 meses, seguidas por uma análise do grau de potabilidade da água, realizado por um laboratório.

 

 

Dito isso, que tal conferir as principais dicas para limpar o reservatório?

 

 

 

Como limpar a caixa d’água

 

 

A limpeza da sua caixa exige um balde, uma vassoura de piaçava, panos, luvas e botas de borracha e água sanitária. Para realizá-la de forma segura, você pode seguir os passos descritos abaixo:

 


1)    Feche o registro principal de entrada da água. Caso você não tenha acesso ao registro, é possível amarrar a boia da caixa d’água com um barbante para evitar que água entre durante a limpeza;

 


2)    Esvazie a caixa d’água quase por completo, deixando apenas um palmo de água no fundo – mais tarde, você vai utilizar a água reservada para limpar as paredes e o fundo do reservatório;

 


3)    Esfregue as paredes e o fundo com a vassoura piaçava, removendo qualquer acúmulo de algas ou detritos que possam ter se acumulado. Então, depois de tê-la escovado, utilize um pano úmido para uma limpeza ainda mais profunda;

 


4)    Retire a água suja com o apoio de um balde e passe o pano nas paredes e no fundo da caixa novamente, tentando deixá-la o mais seca possível;

 


5)    Abra o registro e deixe um palmo de água limpa entrar. Adicione 2 litros de água sanitária à água limpa e deixe essa mistura descansar por cerca de uma hora e meia;

 


6)    Utilize um pano limpo para passar a mistura de água e água sanitária nas paredes da caixa para desinfectá-la;

 


7)    Esvazie o reservatório e deixe a água da pia e do banheiro escorrer por cerca de 15 minutos para remover os resíduos de água sanitária.

 

 

 

Caixa d’água entupida: o que fazer?

 


Um dos motivos pelos quais a limpeza se faz tão necessária é a possibilidade de que o reservatório fique entupido. Agora que você já sabe como limpar a caixa d’água, vamos falar um pouquinho mais sobre o problema.

 


O primeiro sinal de que sua caixa pode estar entupida é a dificuldade de escoar água de forma natural na pia, nas torneiras de tanques ou até mesmo no vaso sanitário. Os canos podem se entupir tanto pela falta de limpeza, encanamentos muito antigos e acúmulo de substâncias e detritos, como as algas que se formam naturalmente nos reservatórios.

 


Com esse problema, você pode prejudicar ainda mais a tubulação da sua casa e não conseguir usar a água da forma como você está acostumado. Sendo assim, o desentupimento se torna extremamente importante para não causar nenhum problema maior.

 


Infelizmente, desentupir a caixa d’água é algo que nem sempre pode ser feito com segurança em casa, por você mesmo. Logo, contratar uma desentupidora pode ser a solução perfeita para você lidar com o entupimento de forma segura, rápida e eficaz.

 

 

 

Como limpar a caixa d’água: vale a pena contratar uma desentupidora?

 


Uma desentupidora especializada vai não apenas realizar a higienização correta do reservatório, mas também procurar possíveis sinais de entupimento. A limpeza preventiva é uma forma de identificar anormalidades antes mesmo que elas se tornem um problema, resolvendo a situação com muito mais eficiência.

 


Porém, se a caixa já está entupida, então é ainda mais importante contratar a desentupidora.

 


Nesse caso, a empresa vai utilizar equipamentos profissionais para desentupir as tubulações sem prejudicar suas paredes. Além disso, os profissionais envolvidos no procedimento são capacitados para cuidar do seu lar como se fosse deles, garantindo tubulações livres de obstruções.

 


Por último, a desentupidora ainda será capaz de avaliar a necessidade de fazer limpezas periódicas em períodos menores aos 6 meses recomendados pela Anvisa – o que geralmente acontece no caso de tubulações muito antigas. Assim, você entende melhor como funciona a sua caixa d’água e o que precisa para manter a água da sua casa sempre higienizada e livre de impurezas.

 


Pronto! Agora você já sabe como limpar a caixa d’água e qual é o papel de uma desentupidora na tarefa de mantê-la sempre o mais bem-cuidada impossível. Caso você ainda tenha dúvidas sobre o tema, deixe seu comentário no espaço abaixo. Além disso, aproveite também para compartilhar o artigo em todas as suas páginas nas redes sociais!

 

 

Motoboy Rio Rreto Mello Transportes

www.mellotransportesriopreto.com.br

Serviços Office-boys em geral, transporte malotes entre contabilidade, empresas, filiais e obras. Motoboy para apoio administrativo ou operacional. Atendemos Rio Preto e Região

Eletricista em Rio Preto - Marido de Aluguel

www.casafixriopreto.com.br

Precisando de Eletricista em São José do Rio Preto? A Casa Fix garante a correta instalação, vistoria e funcionamento de qualquer aparelho elétrico e eletrônico e da rede de distribuição de energia de sua casa ou estabelecimento comercial.

DMax Loja de Motos em Recife

www.dmaxmotos.com.br

Somos a DMAX Motos e atendemos toda a grande recife e as cidades do Nordeste. Trabalhamos com motos novas e usadas. Grandes marcas.

Cirurgião Plastico Campo Grande MS Felipe Brito

www.drfelipebrito.com.br

O Cirurgião Dr. Felipe Auday Brito, concluiu a sua graduação em Medicina na Universidade Anhanguera (Uniderp), no ano de 2011, buscando atender a necessidade de segurança, conforto, atendimento personalizado e rigoroso controle do risco de infecção hospitalar.

Informações

(16) 3235-6702

(16) 99291-1019

contato@hidromotarp.com.br

Rua Coronel Miguel Brisola de Oliveira, 580

Parque Anhanguera - Ribeirão Preto - SP

CEP: 14095-510

HidroMota Desentupidora Ribeirão Preto - © 2024 - Todos os direitos reservado

Consultoria SEO Sunset WEB

VISITA GRATUITA! Chame Nosso Atendimento!

clique para chamar sem compromisso

Coletamos dados para melhorar o desempenho e segurança do site. Você pode conferir nossa Política de privacidade